quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Guia de Gladiator feito por Nouze

Olá! Meu nick é Nouze e jogo no Kahrun do lado Asmodian.

Primeiramente, saiba que não defino o que for dito aqui como um guia propriamente dito. Irei explicar como funciona algumas metodologias da classe e formulações básicas. Você faz o seu jogo.

Gladiador é uma classe derivada da categoria Warrior, quando escolhida na missão de Ascensão no nível 9. São capazes de usufruir de qualquer set e podem empunhar diferentes tipos de armas. Gladiadores revelam seu verdadeiro potencial de combate no corpo-a-corpo (melee), não somente contra inimigos individualmente, como também vários de uma só vez graças a sua alta resistência.

Armas: Polearm ou Greatsword? 
A polearm traz consigo uma capacidade de alcance de dano muito maior em relação a greatsword, logo, existe uma variação de DMG considerável entre esse limite, podendo ir de pouco a muito.
A Greatsword, apesar de não apresentar o Attack mais elevado, possui uma alternância de dano mais consistente, mantendo o grau de "intensidade" mais imóvel, por assim dizer.
Polearms também incluem uma taxa de crit mais alta e 0.5m de range adicional, o que acaba desfavorecendo a Greatsword nesse aspecto.

Em contrapartida, a Greatsword conta com attack speed, acc e parry superiores a Polearm.
Resumindo, as Polearms possuem maior critical rate e maior damage - enquanto a greatsword tem menor variação de dano, 0.4 de attack speed a mais, mais acc e mais parry.

Independente de qual for o seu gosto entre os dois tipos de armas, recomendo que você disponha uma PvE (mythical) e uma extendable, cuja PvE necessariamente compreende em melhores status, e ambas fundidas com PvP attack. Armas extensíveis acrescentam até 7m de range, sendo muito útil na vida de um gladiador.

Com isso em mente, você constantemente faria a troca dessas armas durante o jogo, intercalando nos instantes mais apropriados para determinadas situações, como perceber a necessidade de ataque à distância, por exemplo.

Não se esqueça de que você é um gladiador, as outras classes adoram se distanciar de você. Então, usar um bow como arma secundária é uma ótima ideia, aliás, essencial.

E claro, não podemos esquecer também de situar as hotkeys.

Enquanto a Dual Wielding?

Oferecem um excelente DPS e muito preferida em PvE. Entretanto, slots de stigmas que poderiam ser aproveitadas com o uso de outras skils cruciais, serão perdidos. Por conta disso, são poucos os que usam dual em PvP.

DW ajuda bastante no up, mas a partir do nível 65 seu uso é desvantajoso nos momentos em que o boss invoca os adds - neste caso a polearm é mais conveniente pelos AOEs.

Existe uma polêmica em torno disso. Os jogadores por muitas vezes ficam indecisos sobre quais armas devem usar: mace e sword, ou mace e dagger, ou sword e dagger, ou até duas juntas do mesmo tipo. Saiba que o os multiplicadores de crítico dessas armas influenciam no dano final. Não irei explicar como funciona o cálculo, pois o foco aqui não são conceitos técnicos do sistema. Porém, deixarei os multiplicadores abaixo:

Mace 2.0x / Sword 2.2x / Dagger 2.3x

É fato que a mace contém o attack maior, contudo, o caso é parecido com o da polearm dito lá em cima - o dano goza da liberdade que tem, podendo oscilar, a diferença é que não existe uma conflito entre os multiplicadores da greatsword e polearm, pois ambas possuem 1.8x.
De qualquer modo, faça um teste analisando os status de cada uma e veja qual combinação você prefere aderir.

Manastones
Essa é a parte que conceituo mais individual na hora da construção.
Basicamente, no geral utilizo set com acc especialmente contra cleric /chanter (principalmente suportes), temp e leathers, uma vez que accuracy trabalha apenas com evasion, block e parry. Para mages e gunner uso set com atk e crit. Você pode adicionar outras manastones pensando no objetivo.
Note que a combinação de attack e crit inferem significativamente no dano de weaves e AACs (Advanced Animation Canceling).

Sobre o Crit Strike

Eu gosto de andar com o cap de crit da melhor gear ou da mais popular. O soft cap de crit é 440, o que equivale a chance de crítico em torno de 44.2%. Suponhamos que o strike resist do inimigo seja 480, então 480 + 440 = 920 seria "até onde vale a pena ter", digamos assim.

Acredito que até 500 de crit a cima do strike resist do oponente pode ser benéfico, algo perto de 46%.

Note que a única coisa que influencia nos stumbles é o critical hit e não o accuracy, até porque greatsword faria a festa em comparação a polearm. Agora sabemos porque fica mais difícil derrubar clercis full block - se houver block, não causará critical hit.

Contra melee, o ideal seria usar Second Wind cedo devido ao alto burst de algumas classes, justamente por causa do Strike Fortitude que corta o dano satisfatoriamente.

Sobre o Attack

O ataque da manastone é um escalar que é adicionado somente depois, isto significa que não vai ser incluído através do dano base da skill. À vista disso, suponha que eu tenha 100 de atk apenas com manastone, isso significa que um hit de 1300 no final sairá 1400. Quanto maior for a velocidade da arma, maior será o efeito das manastones de attack - por isso assassins amam tanto sets full attack. Dessa forma, ainda que greatswords não tenham um dano maior, manastones de attack farão mais efeito quando postas em mãos.

Existe jogadores que esclarecem o attack como um aumento na sua produção de dano.

Sobre Accuracy

Lembre-se que accuracy não intercede absolutamente em nada no dano mínimo e máximo das armas, isso é papel para o RNG (Randon Number Generator). Como já foi mencionado aqui, accuracy interfere apenas no evasion, block e parry (o sistema calcula exatamente nessa ordem).

Sugiro que fique de olho nas skills de evasão inimigas, como o Sensory Boost e Evasive Boost de assassins e se possível evite usar skills de CDS altos nesse período.

Em razão dos mobs, o uso de accuracy para o up é relevante, então use sem medo.

Quando usamos Berserking, estamos submetidos a perder 200 de acc - motivo pela qual faz bem supri-los com accuracy no set.

Suponho que cerca de 3k de accuracy (sem food) já esteja bom.

Skills
Na minha opinião, as oito stigmas skills fundamentais que um gladiador deve ter a princípio, são:

icon Unwavering Devotion
icon Tendon Slice
icon Lockdown
icon Berserking
icon Slaughter
icon Crippling Cut
icon Exhausting Wave
icon Second Wind

Sinta-se à vontade para preencher os outros quatro slots que restam como bem entender.
Na minha situação, o que acontece com a build de stigmas de gladiador Asmodian, não é o mesmo para Elyos. Eu, como Gladiador Asmodian, uso o seguinte conjunto de stigmas skills:


Eu, como Gladiador Elyos, uso outro conjunto de stigmas skills:


A diferença se deve graças às skills Piercing Rupture (Asmodian) e Shattering Wave (Elyos). Isso porque a Shattering é skill book, dando a oportunidade de slotar uma outra stigma no lugar, consequentemente acabo optando pela famosa Sharp Strike. O que essas duas skills têm de dessemelhança além do modo de obtenção, é que a Piercing Rupture tem um dano maior e seu uso é parado, enquanto a Shattering tem um dano menor e pode ser usada em movimento.

"Por que não usar Ankle Snare ao invés do Tendon Slice?"

Embora o Ankle Snare ofereça menos 1000 de evasion ao inimigo, na maioria das vezes não vai funcionar tão bem quanto o Tendon Slice, que além de root concede dano.

"Por que você removeu o Absorbing Fury e não o Severe Weakening Blow como alternativa?"

Realmente, o Absorbing Fury ajuda bastante com seus 50% de absorção do dano ferido e pela rápida animação, todavia, creio que seja mais pertinente degustar de uma skill que tenha debuff como o Severe.

Para PvE, acredito que a build abaixo seja adequada:




Skills como Unwavering Devotion e Slaughter são praticamente inúteis dentro de instancias.

Quando o grupo já possuir um templar no mínimo apto, fique atento às skills que aumentam seu Enmity Boost sobre os mobs/bosses para que não peguem seu target, isso pode acabar complicando a situação.

Chains do Stumble
Todo gladiador conhecedor da classe sabe que é muito importante dominar bem essas quatro skill:




Há quem não consiga gastá-las todas de uma só vez, no entanto, isso é uma questão que não envolve apenas habilidade nos dedos. Querendo ou não, o seu ping é quem manda.
Pela lógica, a sequência mais apropriada inicia com Springing Slice, pois ele reforça o dano seguinte com um debuff que reduz em 400 o physical defense durante 6 segundos e pode ser usada a 15m. As outras chains continuariam como um complemento.
Então, pela ordem ficaria:
Springing Slice → Draining Blow ←→ Crippling Cut → Final Stike

Caso não dê tempo de usar Final Strike, ele ainda estará livre como primeira chain do Aerial Lockdown. A propósito, uma boa dica é sempre usar o Final Strike instantaneamente ao jogar o inimigo para cima, isso poupa tempo causando dano. Quando o oponente estiver no ar e já tiver estourado Remove Shock, seja oportuno e não mande-o para baixo de primeira, aproveite o momento para causar-lhe mais dano e só então usar o Crashing Blow.

Não existem combos de skills, o que pode haver são combinações estratégicas, como por exemplo: Force Cleave → Severe Weakening Blow → Piercing Rupture → Tendon Slice → Lockdown. Teoricamente, a finalidade disso seria deixar o inimigo no root + bound mesmo após o uso do Greater Healing Potion.

Seja esperto no World PvP e não desperdice skills como Crushing Blow e Aerial Lockdown em random player - gladiadores dependem muito de stumbles, por isso precisamos ser rápidos quando batemos de frente com fujões ou classes que dependem ser imobilizadas ligeiramente.

Técnicas e Movimentação
A mecânica do Aion nos permite "suplementar" nossa jogabilidade com técnicas que podemos tirar como proveito e isso é super importante. A movimentação, não somente para gladiadores, é indispensável. O ato de andar para frente colabora para um melhor Magical DMG e Physical DMG, contudo prejudica o Physical Def. e Magic Def. O mesmo entendimento vale quando andamos para trás, só que ganhamos 500 de block, 500 de parry e há uma redução enorme no Physical DMG.

AACs bem encaixados, entradas e saídas no range do target, jumpshots e slideshots são táticas que cooperam para uma melhor ênfase in-game.

Um artifício que costumo usar frequentemente em duelos, é o cancelamento do auto atk do bow e do cleave ao mesmo tempo. Infelizmente essa artimanha não é possível no retail, pois o deley do Change Weapon é maior. Isso serve para quem joga no Not Aion, por exemplo:



Adapte ao seu modo de jogo e conheça bem as particularidades das outras classes.



5 comentários:

  1. Opa jovem, primeiro de tudo obrigado pelo guia!
    Segundo de tudo, tem como cobrir uma build ou dicas pro 4.8 upheaval?
    Com stigmas e skills novas, creio que o meta de glad deve dar um shift bom de ser comentado.
    VLW!

    ResponderExcluir
  2. podem actualizar o tutorial para gladiator? Obrigado

    ResponderExcluir
  3. to um pouco atrasado, mas eu nao entendi qual a funçao do lockown, o que significa esse bound? e pq ele e tao importante

    ResponderExcluir