quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Guia de Chanter por Legendaria

Oi! me chamo Luccas e jogo Aion desde 2011.

Introdução
Nós somos a classe mais hibrida que o Deus Aion já criou. Temos a cura de um Priest, a destreza de um Gladiador e a velocidade de um Assassin, mas simplesmente somos conhecidos pelos buffs.
Tais buffs que fortalecem e inspiram, não só a mim, mas aos meus aliados.
É muito fácil reconhecer um chanter em campo. Nossa principal característica são as mantras. Diferente dos buffs, elas são ativadas e acompanham a todos que estirem próximos de mim.
A mantra mais conhecida é a Celerity Mantra, que aumenta  pontos de speed.
De onde surgimos? Durante a Guerra do Milênio, com a Ascensão, feita pela Lady Yustiel e o Lord Marchutan. E que hoje em dia, estão em lados opostos por conta do Cataclismo.
Então, vamos deixar essa conversa tediante e começar o nosso guia.
*Todos esses conhecimentos foram obtidos em tempos de jogo, videos gameplays, experiencias próprias e outras compartilhadas por amigos.*

12 Princípios Básicos
Para continuarmos, é necessário ter em mente alguns princípios importantes, que as vezes não são claros o suficiente, mas são úteis e que precisamos saber:
1) Você é um healer. ENTÃO SE CURA CARAMBA!! Não importa se o inimigo "também" esta morrendo, se preocupe com seu HP e sempre se baseie no contra-ataque.
2) Nunca desista. Chanter tem um péssimo up e fraquezas, mas também tem suas virtudes.
3) Treine e memorize o time de suas skills.
4) É importante estudar como as outras classes funcionam? para ter um domínio maior no pvp.
5) Todos os debuffs do Aion são baseados em Magical Accuracy.
6) Os stuns também são debuffs, logo Chanter é dependente de debuffs. USE MA!
7) Shield e Mace? É obrigatório, ele irá ajudar nas horas mais difícies.
8) Abuse do Change Weapon!
9) Tenha mais de 2 sets pvp. Set full Magic Resist é necessário.
10) Poupe os seus buffs importantes, mas não as potions.
11) Observe seus oponentes e as skills (principalmente os buffs) que ele usa.
12) Corra, corra bastante!

Equipamentos
Chanter é um Priest e isso significa vantagens numa batalha., mas também fraquezas. Podemos nos curar e buffar, que nos fazem durar mais tempo no pvp solo ou  até em grupo, ajudando os mortais ingratos a sobreviver, sim, raramente somos valorizados. Meus amigos tem sorte de andar ao meu lado. suahsuash
Ah, os equipamentos! Sim, o Chanter pode usar armadura Cloth e Leather, que nas gears atuais não compensa mais, pois não recebem atributos. Assim, a armadura principal continua sendo Chain, com muito mais atributos.
Em quesito de armas, nos usamos Staffs, no ataque.
Existem Staffs extensíveis, que você pode conseguir em algumas instancias (Dragon Lord Refuge, Adma Stronghold, Theobomos Lab) ou até craftando, sendo que os custos seriam mais que o normal e além que você iria parar de jogar antes de terminar uma hahaha, 
Bom, falando de suporte, recomendo usar mace e shield, embora eu use em qualquer build, recomendo treinar bastante o change weapon. Na hora da cura é preciso manter o concentração do cast e a velocidade, a mace+shield ajuda nessa parte e além dos bonus de defesa.

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Esse video mostrar meu personagem mais recente, com equipamentos ainda em formação. Eu estou montando o Set Shadowshift, mais conhecido como set star2, também mostra minhas armas e os equipamentos PvE. Assistam que em seguida no guia eu irei comentar sobre tudo.

Manastones
Essa parte é bem direta. Irei começar explicando sobre as manastones para PVP e em seguida as manastones para PVE, no caso suporte.

. PVP Manastones: Para o PVP, como qualquer outra classe física, o Aion tem seus status básicos.
Para o seu Chanter ficar equilibrado, que seria:
- 2.900 de Accuracy, 950 de Crit Strike com Food + Scroll + Mantra (de acordo com os equipamentos novos); Attack (não tão importante, pois não influencia tanto no PVP).
Apenas para enfatizar mais, que Chanter também é uma classe mágica e como qualquer outro debuff no Aion se precisa de Magic Accuracy, uns 1.900 com Mantra + Buff já considero confiável hahaha.
Nota: Soul Strike, Infernal Blaze, Backshock, Parrying Strike e Burst, todos esses são stuns mágicos, já notou que são debuffs? Acho que agora ja entenderam como que funciona. ^^
Lembrando que todos esses status podem ser alterados de acordo com a build que vc escolher, para o PVP, do tipo, se vc usar uma Staff Extensível, vai precisar equilibrar seu Accuracy e Crit Strike.
Magic Resist ou Block?
Chanter não tem a capacidade de dispel como um cleric. Para andar solo, ou em grupo mas sem cleric, não importa se você está de Support ou não, USE MAGIC RESIST! Não importa se a Ncsoft nerfou, ele ainda é efetivo se vc usar a build full manastones. Não desprezem o set block, se vc tiver grana pode tentar montar um (priorize montar primeiro o set magic resist e se der depois um block, em questão de support), só precisa saber o melhor momento para usa-lo, observe bem os seus adversários.
Para uma build mais defensiva tenha Magic Resist 2.400+ e caso escolha Block, você precisa ter 3.500+ usando Shield Mantra e o Word of Protection. E sobre Parry? Não recomendo usar.

Optou por Magic Resist? Você poderá usar contra qualquer classe, lembrado que qualquer DEBUFF (eu falo das traps, doom lure, lockdown, tendo slice, entre outros) são todos mágicos. Vc poderá alternar durante PVP, principalmente enquanto correr de zergs ou de burst de Sorcerer, de Staff p/ Mace e Shield (para um Resist maior, slote manastones de Magic Resist no shield e mace também).

. PVE Manastones: Existem várias instancias no Aion, com opções Solo e em Grupo. Para uma Instancia Solo, principalmente as do 4.0~4.5 vc irá precisar de mais Accuracy ( Mais de 3.100) que o normal e Crit Strike 1.000+ que é o normal. Vc conseguirá fácil esses status com os equipamentos novos de PVE, lembrando que p/ outras instancias vc poderá usar o máximo de Attack possível. 
Para Instancias em Grupo, aconselho ir sempre como suporte (Build+Equipamentos) seus buffs fazem bastante diferença e a cura também. As manastones p/ build suporte varia muito dependendo da Instancia, algumas vc vai precisar de bastante HP, como Danuar Reliquary e Infinity Shard, enquanto outras vc vai precisar de Magic Resist.
Nota: Existem outras instancias mais simples que eu já tive a experiência de curar solo uma pt, coisa difícil, mas com a ajuda do meus Equipamentos Full Healing Boost, eles aumentam a força da minha cura. Conseguir curar solo Tiamat Stronghold (Na época 3.5), Sauro Supply Base, Idgel, Void Cube, entre outras, MAS ATUALMENTE, É NECESSÁRIO USAR UM SET FULL HP PARA INSTANCIAS.


Sobre Chanter Suporte

- No PVP/PVE em grupo com Cleric: Vc deve ser como um healer de bolso para o Cleric. Enquanto ele cura o grupo inteiro, vc fica spamando WOI e WOP e mantendo o HP dele cheio.
Eu uso bastante keybinds para selecionar alvos, até de suporte tbm!! Ao jogar em equipe, fique atento aos alvos que estão sendo focados, ou até no Cleric inimigo, vc tbm pode atrapalha-los. Use Unstoppable e tente atingir o máximo de Magic Accuracy trocando de arma, atire alguns stuns neles! mas nada próximo e nem insista em tentar matar, sua função principal é dar support.
Na build de stigmas, não é necessário usar Word of Life, nem Rise. Recomendo usar Hit Mantra.
Nota: Vc tbm precisa de percepção, como o cleric, quando observar que alguem no grupo estiver sendo muito focado, vc ajuda a cura-lo tbm.

- No PVP/PVE em grupo sem Cleric: Se vira nos 30! Tenta alternar as curas, solta recovery em um e mantem o heal no outro. Dependendo do momento, o esquema msm é vc soltar o recovery no 2º alvo a ser focado, e alternar entre healing light e healing burst no 1ºalvo. Agora não se sinta um lixo, se não conseguir curar um grupo inteiro, o unico heal em área q vc tem é o word of life (stigma) e ele cura aos poucos, mesmo assim recomendo usá-lo caso n tenha cleric no grupo.
Nota: Obrigatório usar Rise.

Equipamentos e onde consegui-los
- Foque em acessórios "PVE" com mais status (HP, MR, SUPPRESSION, ect). Obs: O Hat talvez seja mais vantagem um com PVP Defense, pesquise mais, pois estou desatualizado.
- Shield: Mais P.def e PVP def, Block (melhor que parry), alguns dão concentration, como a palavra diz, ele evita seu cast não ser cancelado enquanto leva hit.
- Mace: Procure aquelas PVE, pois tem mais HP, Cast Speed e se possível 6 slots, como a de Abyss.
- Manastones e Armadura: Como meu amigo falou, para PVP vc precisa de dois sets, um com "block" (contra classes fisicas em maioria) e outro com "resist magic" (contra classes mágicas).
Esses dois status é necessário vc manastonar o set, arma e shield, para melhor performance.
Nota: Para Resist Magic recomendo apenas Set Abyss porq são 6 slots, além dos adicionais. Para Block vc pode iniciar pelo Set Fearless+Helm (Blood Mark) pela ótima quantidade de block nos atributos.


Exemplos de como combar o heal e buffs (o numero das targets significam prioridade).
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Curando uma target de imediato. Ainda não sei porq estou explicando isso. rsrs É tão simples! O Recovery Spell sempre precisar ser o primeiro, pois o cooldown é baixo e sua cura é bem efetiva.
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Curando um grupo de imediato. World of Life em área, caso tenha na build, Recovery Spell e Healing Light na target1, Healing Burst na target2, Healing light na target1, Recovery Spell na target3. Sempre alternando o Recovery Spell entre numa ordem crescente de prioridade. Deu pra entender? rsrsrs É engraçado explicar isso. '-'
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Word of Inspiration sempre primeiro, para garantir o primeiro burst das classes ranged, em seguida o Word of Protection. Ambos alternados sempre que puder, pois nos temos o Stamina Restoration que garante o MP full sempre! 
Elemental Screen é uma skill ótima no PVE, porém, não é tão útil assim no PVP, apenas pelo seu elemental defense. Use-a sempre que sair o Cooldown (3min) sem se preocupar.
Word of Spelltoping/Aetheric Field é recomendado usa-lo ao observar que o grupo está com 3+ membros com HP abaixo de 60% para garantir a recuperação deles. 
Word of Quickness (Dependente das classes mágicas) quando elas estiverem prontas e pedirem o buff. Word of Wind seria para as classes físicas, mas podemos incluir Aethertech, Gunslinger e principalmente Songweaver.
Nota: Observe no radar aonde estão seus membros para que todos recebam os buffs sempre! E esteja sempre alertando eles para ficarem ao seu lado.

Sobre as Mantras
Mantras são considerados buffs, porém ativados e com efeito constante, beneficiando todos os aliados do grupo que se aproximar de um Chanter, por isso que é sempre bom ficar próximo, mantendo realmente uma formação de combate. Enquanto estamos upando, nós podemos usar apenas 2 mantras, mas ao chegar no level máximo, iremos puder andar com 3 mantras ativadas. Algumas delas são skills book e outras stigmas, além de evoluírem de acordo com o level.
Como reconhecer uma mantra ativada? Além da marca nos buffs, elas sinalizam que estão ativadas com uma luz encima de cada personagem, mesclando as cores de acordo quais foram ativadas.
Leia uma breve explicação sobre os tipos de mantra:

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. Shield Mantra: Aumenta o Physical Defense, Block, Parry e Evasion.
. Magic Mantra: Aumenta o Magic Accuracy e o Magic Boost.
. Celerity Mantra: A mais conhecida, aumenta o speed.
. Victory Mantra: Aumenta o Attack.
. Revival Mantra: Regenera o HP a cada segundo.
. Clement Mind Mantra: Regenera o MP a cada segundo.
. Intensity Mantra: Aumenta o Crit. Strike.
. Protection Mantra: Aumenta todo o Elemental Defense.
. Enhancement Mantra (Stigma):  Aumenta Stun Resist.
. Invincibility Mantra (Stigma Advanced):  Regenera o MP a cada segundo e Aumenta Physical Defense, Attack e o Magic Boost.
. Hit Mantra (Stigma): Aumenta o Crit Strike e o Crit Spell, também Strike Resist e o Spell Resist.
. Wind Mantra: Regenera o Flight Time e Aumenta o Flight Speed.

Sobre os Buffs 
Outra característica, seriam os buffs. Em qualquer lugar que o chanter passa ele se depara com alguém pedindo buff, é muito chato, mas é obrigação da minha classe fazer isso, as vezes ignoro, quando quem está pedindo é mt idiota. Eu irei classificar os buffs em 3 linhas, Self, Target e Grupo.

1) Buffs de uso próprio (Self): Esses daqui eu não divido com ninguem!! Esses são de uso próprio e a maioria com bonus ofensivos, com exceção de algumas proteções.
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. Protective Ward (Stigma): Cria um Shield que Absorve o Damage recebido e ainda aumenta a chance de resistir Stumbles.
Nota: Sempre guardo esse buffs nas horas que vejo não ter cura ou até no inicio do pvp dependendo da classe e se o inimigo estiver com todos os buffs ativados, melhor usa-lo e poupar as curas emergentes.
. Unstoppable: Aumenta a Chance do Stun e Stumble funcionar.
Nota: Recomendo usa-la apenas quando o inimigo gastar o removeshock, por que realmente não ha necessidade de usa-la antes.
. Lucidity: Esse é um buff p/ deixar sempre ativo. Aumenta o Magic Boost, Magic Accuracy, Attack e o Accuracy, ele substitui o Word of Inspiration.
. Rage Spell (Stigma): Outro buff que também é possível deixar sempre ativado. Aumenta o Attack embora aumente o cast de sua cura, deixando lento, bem útil p/ quem joga na ofensiva.
Nota: Sempre que for se curar, troque para shield e mace e remova este buff. Essa técnica irá lhe ajudar bastante no PVP. Eu por exemplo só ativo o Rage Spell quando vejo o oponente sem removeshock ou num contra-ataque.
. Blessing of Wind (Stigma Advanced): Dano adicional a cada golpe no seu oponente. O interessante é que dano adicional é mágico. Recomendo usa-lo apenas no contra-ataque.
. Promissed of Wind: Chance de Dano Adicional a cada golpe. Muito boa, muito boa.
. Promissed of Earth: Chance de Reduzir o Attack Speed do inimigo a cada golpe. Nem tão boa, nem tão boa.
. Promissed of Aether (Stigma): Chance de Regenerar o MP a cada golpe. Não recomendo usa-la, outra skill inútil, que provavelmente passará por um rework.
. Rise (Stigma): Seria o segundo Remove Shock do Chanter, eu considero como um buff, porque aumenta por segundos a chance de resistir a Stuns, Knockback, Stumbles e Aerial.
. Focused Parry: Aumenta o Parry por alguns segundos.
. Perfect Parry: Como a tradução já diz, parry perfeito ao próximo golpe recebido.
Nota: Tente sincronizar essa skill junto com as chains de parry, tendo bom proveito do cooldown de ambas.
. Marchutan's Protection p/ Asmodians (DP 2.000): Aumenta o Attack em 100%.
. Yustiel's Protection p/ Elyos (DP 2.000): Aumenta o Attack em 100%.

2) Buffs de grupo: Por voto, irei mostrar agora, alguns buffs suporte do Chanter, que ajudam bastante no PVP e PVE de grupo, ou até nos aliados que passarem por perto.
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. Word of Life (Stigma): Regenera o HP de todos do grupo.
. Word of Inspiration (Stigma): Aumenta o Magic Boost, Accuracy, Attack de todos do grupo.
Nota: Durante o combate, é obrigatório usa-la durante e não tem desculpa de mana.
. Word of Protection (Stigma): Aumenta o Evasion, Parry, Block e Elemental Defense de todos do grupo. Outro buff obrigatório de usar durante o suporte.
. Word of Quickness: Reduz o Casting Speed de todos do grupo. Pergunte ao grupo antes de usa-lo, dependendo da ocasião.
Nota: Em algumas instancias, eu chego a abusar desse buff, tente não guardar buffs tipo Quickness e Word of Wind (etc), para o final do boss, sendo que vc pode usa-la desde o inicio.
*Tente controlar e memorizar o cooldown das skills*
. Elemental Screen (Stigma Advanced): Aumenta o Physical Defense e o Elemental Defense de todos no grupo. Essa skill é a principal da build suporte, aumenta consideravelmente esses status.
. Word of Spelltopping p/ Elyos: Cria uma proteção nos aliados, que absorve Damage e regenera o HP. Injustiça por que a dos Asmodians não faz isso. Buaaaah.
. Aetheric Field p/ Asmodians: Cria um Shield para todos os aliados que absorve Damage.
. Divine/Curtain Aether (Stigma): Cria um Shield mais poderoso que o Aetheric Field e o Word of Spelltopping, compartilha o mesmo CD.
. Swiftwing: Aumenta o Flight Speed de todos no grupo. Agora fica muito mais facil de fugir né?
. Word of Wind (DP 2.000): Aumenta Speed e Attack Speed de todos do grupo.

3) Buffs de target: 
Nessa classificação, você vai encontrar os buffs usados em target (alvo). Além dos buffs existem as curas que não precisam de grupo, apenas do target mesmo.
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. Blessing of Rock: Aumenta o physical defense e o nagic suppresion. Esse sempre fica buffado.
. Blessing of Health: Aumenta a capacidade do HP da target. Esse sempre fica buffado.
. Blessing of Stone (Stigma Advanced): Aumenta a capacidade do HP, elemental defense, magic suppresion e Physical Defense. Substitui o Blessing of Rock.
. Word of Revival: Regenera o HP por um longo tempo.
Nota: Tente manter esse buff não só em vc, mas em todos os aliados, pois ele ajuda bastante quando combinado com as outras curas.
. Recovery Spell (Stigma): Regenera o HP em segundos. Essa é a melhor cura do Chanter, ela cura significavelmente. Durante o PVP, principalmente solo, mantenha sempre se buffando com ele.
Nota: Recovery Spell + Word of Revival + Fine Recovery Potion + Healing Light (Ou até Healing Burst) e se der ainda um Fine Anti-shock, como que uma pessoa morre? Isso eu uso nos casos mais hardcores, menos contra SM né? kkkkk
. Acceleration Cheer (Stigma): Pouquíssimo usado, ela sacrifica um pouco de seu HP para aumentar o Speed da target. Essa stigma não aconselho usa-la, não é tão útil assim.

Um verdadeiro Priest
Aqui vcs irão ver, mais skills importantes do chanter, porq não consegui classifica-las como as decima. Seriam os alguns curas e seus dispels.
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. Stamina Discharge (Self): Remove 1 debuff. Sim, ele tem 1 dispel, mesmo com o CD de 1 minuto.
Nota: Sempre guarde essa dispel, opte por uma healing potion, mas não use.
. Emergency Teleport (Self): Também considerado como dispel, ele remove apenas os debuffs que reduzem speed e immobilizes, além que a animação o teleporta, fazendo o inimigo perder sua target.
Nota: Use essa skill apenas quando levar um ankle snare, ou se tiver com muitos debuffs a frente de um slow ou immobilize.
. Stamina Restoration (Self e Stigma Advanced): Cura instantânea, sem cast. Digamos ainda que a mais forte do Aion, no nível máximo ela cura mais de 4.000 de HP e 3.000 de MP.
Nota: Guarde essa skill, para sempre q tiver com menos de 50% do HP.
. Healing Burst (Target e Stigma Advanced): Essa cura é específica da build suporte. Chega a recuperar mais de 3.100 de HP com apenas 1 cast.
Nota: Enquanto suporte, alterne entre Healing Light+Word of Revival+Recovery Spell+Healing Burst, num circulo e sempre que a healing busrt estiver em CD, use outra vez a Healing Light.
. Magic Recovery (Stigma Advanced): Cura o MP seu ou da target. Atualmente não é necessário recuperar o MP de seus aliados, então use apenas para vc.

Habilidades no combate
Como vc vem lendo nos tópicos acima, deu pra perceber que nós somos uma classe bem versátil. Possuímos habilidades tanto mágicas, como físicas. Irei explicar agora, suas qualidades num combate.
Lembrando que essa é uma classe Meele (Danos a curta distancia), então vc tem q saber controlar seu personagem e sempre estar um passo a frente do seu oponente. Suas principais qualidades com essas skills ofensivas seriam as animações curtas, podendo usar em constante movimento, vc sabendo dominar isso, vai ser um ótimo Chanter. 
Então, vamos começar pelos principais combos, mas relembrando, nosso ataque e contra-ataque é dependente dos stuns, e para acerta-los vc precisa ter um ótimo Magic Accuracy, certo?
Mas os Stumbles? Chanter tem várias possibilidades de derrubar um inimigo, as principal e mais efetiva, é  pelas skills:

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- Pentacle Shock: Chain do Meteor Strike. Ela não está sempre disponível, essa skill só abre durante a chain, raramente.
- Soul Crush (Stigma): Dano mais Stumble. Ela necessita que oponente esteja stunado  p/ liberar essa chain.
- Disorienting Blow (Stigma Advanced): Dano mais stumble. Essa skill não é necessario o alvo stunado para derrubar.
E também, como o Gladiator e o Templar, nos podemos derrubar o inimigo ao critar algum attack, tanto skill como o auto attack. Mas como Assim? Existem uma porcentagem, que eu não sei quanto, de varios criticals que vc dee durante o combate, um deles vai fazer o oponente cair, mesmo ele usando block, evasion, parry, seu accuracy não interfere nisso e sim o critical. Então como essa duas classes, vc precisa de um ótimo critical strike.
Nota: Guarde as skills de stumble sempre e use apenas quando perceber que seu inimigo tem menos de 50% de vida.

Ao derrubar, o Chanter libera uma sequencia de skills, sendo elas:
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1 - Resonance Haze: Apenas dano.
2 - Seismic Crash: Apenas dano.
3 - Melee Smash: Multicast x3 (3 Danos seguidos).
4 - Soul lock (Stigma): Dano mais Bound (Tipo de silenc p/ skills físicas, bloqueando-as).

Outra técnica importante que deseja treino p/ usa-las constantemente, é a do Parry.
Ao levar parry de algum golpe "físico", é liberado mais 3 skills.

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1 - Splash Swing (Stigma): Dano realmente bom.
2 - Parrying Strike: Stun.
3 - Confidente Defense: Aumenta o seu physical defense.
Nota: No combate é sempre bom contarem o tempo quando usar o Perfect Parry.

Agora vamos mostrar as principais chains que debuffam ao mesmo tempo. 
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1 - Thunderbolt Strike: Dano a distancia. Uma ótima skill para se iniciar no pvp contra classes ranged.
2 - Infernal Blaze: Stun.
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1 - Hallowed Strike: Reduz attack speed.
2 - Infernal Blaze: Stun.
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1 - Hallowed Strike: Reduz attack speed.
2 - Booming Strike: Reduz o physical defense.  ou 2.2- Infernal Blaze: Stun.
3 - Booming Smash: Reduz o speed.
4 - Booming Assault: Apenas dano
Nota: Uma das melhores chains, sempre bom iniciar o combate com ela.
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1 - Hallowed Strike: Reduz attack speed.
2 - Booming Strike: Reduz o physical defense.
3 - Booming Smash: Reduz o speed.
4 - Crashing Strike: Apenas dano e sem movimentação.
5 - Heaving Strike: Apenas dano e sem movimentação.
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1 - Meteor Strike: Reduz o physical defense e o flight Speed.
2 - Incandescent Blow: Reduz o physical defense.
3 - Pentacle Shock: Causa stumble na target. Essa chain não abre sempre.
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1-Anihhilation: Multicast 3x (Danos seguidos)
2 -Burst: Stun
Nota: Essa são 2 skills em 1 unica stigma, como o Exhausting Wave+Revival Wave do Gladiator. 
Remove Shock e Rise: 

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- Remove Shock: ...
- Rise: Nosso segundo Remove Shock, seu buff não é útil, então sempre use a chain dele.
- Retribution: Dano a distância.
- Backshock: Stun com uma animação grande (Então pense 2x antes de usa-lo).

Skills à distancia:

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- Soul Strike: Stun mais usado do chanter e uma curiosidade importante é que ele depende do MA para acertar, como eu falei antes, stuns são debuffs. Seu dano é random (Que nem o Stunning Shot), pode variar bastante.
- Mountain Crash (Stigma Advanced): Dano altíssimo à longa distância. Pra mim a skill mais linda do chanter. *-*
Nota: Use-a no inicio do PVP, mas procure calcular o tempo e se possível guarda-la para após os 50% do inimigo, para garantir que ele não fuja.
- Binding Word (Stigma): Mesmo efeito da Soul lock, da Bound na target, mas também reduz o speed. Ótimo contra meeles.
Nota: Sempre uso a chain do Meteor Strike para por 2 debuffs e depois usa-la, tendo um pouco mais de chance dela se manter os segundos sem ser dispelada ou potada (com greater healing potion).
- Thunderbolt Strike: Essa skill é sempre bom usa-la p/ gastar alguns buffs de bloquei, tipo Focused Evasion do Ranger/Assassin, Perfect Parry de outro chanter, o Contract of Resistance do Spiritmaster e as vezes o Nullification Trigger do Aethertech.

Stigmas pouco usadas:

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- Numbing Blow (Stigma Advanced): Reduz o Attack Speed e o Cast Speed. Skill pouco usada, não que seja ruim, mas hallowed strike e o promissed of earth tem quase o mesmo efeito, ela só seria útil especificadamente contra classes mágicas com cast.
- Leaping Slash (Stigma): Intensity skill (Skill com 3 niveis de cast) com dano considerável. Apenas para PVE, mesmo assim, essa skill continua sendo inútil, na minha concepção.

Estilo de PVP (Solo)
Depois de lermos isso tudo, chegamos nesse ultimo tópico, para explicarmos como se comportar e agir durante o PVP, mas antes de tudo, devemos lembrar os conceitos da classe. Vc é um healer, então abuse das suas curas, existem combinações de cura, me sinto imortal quando uso Word of Revival+Fine Recovery Potion+Recovery Spell+Fine Anti-Shock. Além de todos esses buffs, posso aproveitar para soltar um healing light, já a Stamina Restoration, sempre guardo ela por emergência. Existem determinadas classes que vc vai precisar correr muito durante o pvp, lembre-se de economizar buffs, nunca se sabe se vc irá encontrar algum inimigo depois. Para se sair bem no PVP, vc não precisa estudar apenas sobre Chanter, mas também saber bem sobre a classe do seu oponente. Isso lhe ajudar a saber como se defender dos combos, também saber a hora de correr e a hora de atacar. As maiores dificuldades de um Chanter, seria lutar contra 2 classes:
Contra Spiritmaster: Não vou mentir. Essa classe foi feita especialmente para ser Over Power. Vou explicar a vcs como combater um SM "Humilde" (Que não abuse do fear e nem use Spirit Sub). Antes de tudo, vc precisa conhecer um pouco sobre o SM. Essa é uma classe baseada em debuffs, os seus principais debuffs são Shacke of Vulnerability (Diminui todo Elemental defense e reduz Attack Speed), Magic Implosion (Além de DOT, tira 2 buffs, como o Ignite Aether), Sigil Silence(O nome ja diz) e Body Root(Bound).
Dependendo da jogabilidade do SM, sua defesa é o ataque, tem q cair pra cima com tudo mesmo.
Sua unica chance de sair dos combos é utilizando bem os seus dispels,
como por exemplo o Emergency Teleport, ele tira "qualquer reduce speed e immobilize", a Stamina Discharge tem momentos que algum debuff fica no inicio, tipo o Shackle, entre outros, esses dispels abrem a oportunidade de vc sair do combo, pra quando levar um body root ou até o silenc, dependendo do momento, precisando atacar ou se curar , dando a chance greater healing potion e finalizar a luta.

Contra Gunners: Também dependendo da jogabilidade do seu oponente, seu chanter pode virar pó em segundos. Saiba usar sua greater healing potion, não torre em debuffs, nem em silenc de com 1 segundo p/ terminar, esse erro é cometido por geral. Minha estratégia contra Gunner é bem simples, apenas observar seus buffs, que duram alguns segundos e tankar com algum shield, recomendo o protective ward, pois o Aetheric Field é um tipo de stone skin e não suporta o dano. Outro buff muito importante do Gunner é o Anticipation, que aumenta o Magic Resist e resistencia a Stun, Knock Back, Spin, Aerial e Stumble, com a duração de apenas 8 segundinhos. Seja consciente e tenta tankar esses bursts sem gastar seus removeshock, tente stuna-lo no  inicio do combo, assim ele perdera um reload e talvez ele gaste o removeshock.

Contra as demais classes: abuse dos heals, nunca deixe seu HP ficar com menos de 60%, SPAME RECOVERY SPELL, troque pra Mace+Shield nas horas mais criticas p/ se curar, observe os buffs do seu oponente e os seus também, nunca gaste seus melhores buffs de inicio.

Estilo de PVP (Em Grupo)
Fácil de ser explicado. Dependendo de sua companhia, vc deve se comportar realmente como um suporte. Em duo ou trio não seria necessário usar a build de stigmas para suporte, poderia estar de attack, apenas um recovery spell na hora certa, faria a diferença. Agora sempre que estiver em grupo com 4 ou mais membros, aconselho que use a build suporte que fará a diferença.
Num grupo com um cleric, mesmo tendo templar com bodyguard, ele será seu alvo principal para curar, mantendo o cleric vivo, seu time também ficará vivo. Nos demais grupos, sem  cleric, aconselho focar a cura nos mais fracos, intercale o recovery spell, ou apenas antecipe-o, vc precisa perceber quem no grupo esta sendo focado, vendo os debuffs, hp descendo ou até o próprio personagem correndo. Caso seu grupo não tiver Cleric, aconselho vc usar Word of Life (Stigma) é uma cura que regenera o HP do grupo, vc poderia comba-la buffando membro por membro com Word of Revival.

Para finalizar, algumas perguntas importantes:

1) Extensível? ou Mythical?
R: Tenha as duas. A extensível seria útil em apenas alguns momentos, como quando esta correndo do inimigo ou vice-e-versa e quando seu inimigo também usa extensível, mas não é obrigatório usa-la. tente observar como seu inimigo joga, as vezes ele não utiliza bem da extend. Vc usando uma Mythical, estará com os status maior, garantindo o DPS e o MA garantido para debuffa-lo (Cuidado, mas terá sempre q acompanhar o seu alvo).

2) Qual a melhor build pra PVP e PVE?
R: As stigmas variam muito pouco, dependendo dos seus equipamentos e do jeito vc joga. Algumas  skills stigmas são mais uteis usando determinandos tipos de manastones, godstones, etc. Link com as stigmas que eu acho essencial para a build ataque: http://goo.gl/MdoiOH
Já para suporte fica mais fácil. Aconselho essa daqui: http://goo.gl/IKsx24 Adicionando Rise, quando for pvp em grupo ou Word of Life, quando for pve em grupo

3) Qual a melhor godstone?
R: Nunca dependa de godstone. Essa é minha resposta. Em todo caso, vc pode usar alguma que quando ativar recompense, como citei acima. Se tem dificuldades contra classes mágicas, use Silenc e contra fisica existe o Blind. As mais fortes seriam Paralyze, que não recomendo, pois se vc derrubar seu oponente, o efeito da godstone sai no momento e existe as dodstones de magical damage por porcentagem. Dependendo também do seu set, vc terá um dano bem apreciado durante o pvp. Melhor exemplo é o meu antigo chanter do servidor Kahrun, ele usava set commander que servia tanto pra cleric, quanto p/ chanter, seu bonus davam bastante magic boost, que benefiavam minha godstone de 1% magical damage, quando ativava era suceso!

Obrigado a todos que leram até o final, espero que tenham gostado e deixo para vocês assistirem um PvP video de minha autoria. Ficarei esperando pelos seus comentários e críticas.